A série Metal Gear (Parte 06)

Continuando meu review máximo de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Prossigo com a história de Metal Gear Solid do PSOne...

Para rever a quinta parte do review, entre aqui.
Para conferir a sétima parte do review, entre aqui.

Snake atordoado, começa a acordar, e ouve vozes de diversas pessoas. Uma das pessoas diz: “Não o mate ainda, não quero mais acidentes como com o chefe da DARPA”

Depois novamente a mesma voz diz: “Você sabe quem sou eu? Eu sempre soube que um dia eu encontraria com você. O homem que roubou o que era de meu direito... O homem que roubou até o meu nascimento. Eu? Eu sou o homem de quem você roubou tudo o que tinha de direito. E agora, depois do sacrifício de nossos irmãos… Depois de trinta longos anos de espera, finalmente, nos encontramos. O irmão da luz e o irmão das trevas.

Snake acorda completamente e percebe estar preso pelos braços e pernas a uma máquina.
Em sua frente, Liquid Snake diz que definitivamente há uma semelhança entre eles, e pergunta se Snake também não pensa o mesmo. Depois o chama de pequeno irmão, mas logo diz “ou será irmão mais velho? Hm, tanto faz”.

Após uma ligação de Raven, Liquid diz que eles não atenderão às nossas demandas, então eles devem lançar o primeiro dentro de 10 horas, como planejado.

Liquid: Ocelot, não estrague tudo como você fez com o Chefe.
Ocelot: Sim, eu sei. Aquilo foi um acidente. Eu não pensei que um engravatado como ele fosse tão durão.
Liquid: Bem… As defesas mentais dele foram reforçadas com hipnoterapia.
Ocelot: Chefe, e o tal ninja?
Liquid: Ele já matou 12 homens. Quem quer que seja, é algum tipo de lunático.
Ocelot: O desgraçado arrancou meu braço. Como ele conseguiu entrar aqui?
Liquid: Talvez haja algum espião entre nós… Mantis está morto... E ainda temos que descobrir quem matou Baker e Octopus. Estamos sem tempo, então faça dessa sua pequena tortura um show o mais rápido possível.
Ocelot: Tortura? Isso é um interrogatório.
Liquid: Como quiser.

Liquid vira-se para Snake e diz que irão se ver mais tarde. Ele sai da sala e Wolf anda em direção à Snake, dizendo que a mulher ainda está viva, e que eles também vão se encontrar mais tarde.

Ocelot diz que vai tortura-lo, e que a vida de Meryl irá depender inteiramente da perseverança de Snake ao aguentar a tortura. Descargas elétricas começam a passar pelo corpo de Snake, que aguenta até o final. 

Soldados o colocam dentro de uma cela. Após ter seus sentidos de volta, Snake percebe o corpo do chefe da DARPA, Donald Anderson, jogado em um canto da cela. Snake acha estranho, pois parece que o corpo está em decomposição como se já estive morto há dias, além de parecer que seu sangue foi drenado, talvez para desacelerar a decomposição.
Snake pede algum conforto a Naomi. Mas ela fica sem saber o que dizer, então conta que não teve uma família de verdade, apenas um irmão mais velho que a levava para a escola, mas não era seu irmão de sangue, porém, ele já morreu. Snake diz que nunca teve mulheres importantes em sua vida e apenas dois amigos. Um deles, Roy Campbell, mesmo depois de tudo que passaram. O outro se chamava Frank Jaeger. O Tenente mais confiável de Big Boss e o único membro da FOXHOUND a receber o codinome FOX. Gray Fox. Naomi fica chocada com a revelação e se cala. Snake continua dizendo que aprenderam muito um com o outro. Ela diz saber que eles tentaram se matar e Snake confirma e explica que não foi nada pessoal, afinal eles eram apenas profissionais em lados opostos. Naomi pergunta como ele ainda chama de amigo alguém que ele matou, pois isso é loucura. Snake conta que a primeira vez que o encontrou foi em campo, quando ele era um prisioneiro em Outer Heaven. Gray Fox era muito experiente, preciso. Snake ainda era novato e Gray Fox o ajudou. Eles nunca conversaram sobre suas vidas pessoais, algo como uma regra não escrita e na próxima vez que se encontraram, eram inimigos e lutaram em um campo minado. Snake termina dizendo que isso pode parecer estranho para a maioria, mas este era o trabalho deles.

Naomi os compara a animais selvagens e Snake concorda, dizendo não saber o porquê do misterioso Ninja, que na verdade é Gray Fox, ter se comportado daquela forma. Naomi diz que pode ser por causa dos seus genes, ambos têm predisposição à violência. Snake pergunta por que ela entrou para o campo da genética e ela diz achar que talvez tenha sido para entender a sua origem, visto que não conheceu seus pais. Talvez estudando as estruturas genéticas ela pudesse entender mais sobre as memórias ocultas no DNA das pessoas, assim como o seu “destino genético”. Snake estranha o fato de ela afirmar que o destino das pessoas está ligado à sua cadeia de DNA e pergunta, já que ela conhece o DNA dele, se ela sabe o seu futuro. Ela diz que não e ele ironiza, dizendo que é claro que ela não sabe, pois é uma geneticista, não uma vidente.

Naomi desliga e ele liga para Otacon, na esperança que conseguir alguma ajuda. Otacon pergunta onde ele está e Snake explica, pedindo que ele venha ajudá-lo. Um dos guardas vai ao banheiro e Otacon aproveita a chance para chegar ao local, mas apenas deixa um catchup para Snake e sai correndo antes do guarda voltar. Snake fica puto, mas apela usando o catchup deitado no chão, como forma de tentar enganar o guarda, que por fim acaba por dar certo.
Snake derruba o guarda, escapa e recupera seus equipamentos.

Snake se vê obrigado a parar o Metal Gear, então atravessa todo o caminho novamente até as torres, e dessa vez é forçado a subir correndo, pois é visto por uma câmera da base, e vários soldados o seguem escadas acima. Snake chega ao topo da torre, e ao tentar atravessar, é surpreendido por Liquid em seu helicóptero, que dispara diversos mísseis na antena de comunicação, que cai sobre o caminho, impedindo a passagem de Snake.

Snake se pendura na beirada da torre com uma extensa corda que encontrou anteriormente, e consegue escapar com sorte, atravessando para a torre ao lado, após muitos obstáculos, no topo da torre, ele se depara novamente com Liquid no Hind-D.
Snake grita “quem diabos é você?”, e Liquid responde “eu sou você, eu sou sua sombra”. Snake enfurecido encontra um lança míssil teleguiado e parte para a batalha. Snake após vários tiros, consegue derrubar o helicóptero de Liquid e termina dizendo “nos vemos no inferno, Liquid”.

Snake desce todo o caminho pelas escadas até o elevador, onde luta com quatros soldados com camuflagem stealth e os derrota sem problemas. Ao sair da torre, é surpreendido com um tiro de rifle, novamente por Sniper Wolf.
Ambos disparam um contra o outro, mas Snake se mostra superior mais uma vez, derrotando-a.

Otacon fica triste pela sua morte, pois gostava de Wolf, pelo simples fato dela gostar de lobos, e ele também. Otacon chorando questiona Snake sobre pelo o que eles estariam lutando. Snake apenas responde que se eles conseguirem passar por tudo aquilo, ele contará a Otacon.

Snake invade as novas instalações da base, e vai prosseguindo, até que recebe uma chamada de Master Miller.
Ele informa Snake que está desconfiado da “historinha” que Naomi contou a Snake sobre não ter família e seus objetivos na genética. Diz também que está achando tudo muito estranho o fatídico aparecimento do Ninja e as estranhas mortes repentinas de Baker e Anderson. Snake não entende por que razão ela mentiria, mas diz que vai procurar saber algo a respeito disso.

Snake desce por um enorme elevador até um andar que está com o aquecedor desligado. Ao passar por uma grande porta, dá de cara com Vulcan Raven, segurando uma enorme metralhadora, usada por helicópteros. 
Snake correndo e se esgueirando pelo enorme local, consegue dar um jeito de plantar bombas C4 e ao mesmo tempo atirar em Raven. No final, Snake sai vencedor.

Raven se encosta na parede, cansado e quase morto. Ele entrega um cartão para que Snake prossiga, e antes de morrer, passa algumas informações a ele. Ele diz que o Chefe da DARPA, na verdade era Decoy Octopus, membro da FOXHOUND. 
Ele quem drenou o sangue do Anderson e disfarçou-se com sua imagem, mas não pôde enganar o Anjo da Morte. Snake não entende o porquê de Octopus ter feito isso e Raven pede a ele que resolva o resto do enigma sozinho. Snake vira-se e começa a seguir em frente. Raven grita para Snake que no curso natural das coisas não existe algo como matança desenfreada, tudo tem um fim, mas no caminho que Snake anda, cada passo que ele dá é pavimentado com os corpos de seus inimigos e suas almas vão lhe perseguir eternamente, não o deixando em paz. Snake vai embora e os corvos do local comem o corpo de Raven, deixando apenas sua arma para trás.

Após sair da sala fria, Master Miller entra em contato com Snake novamente, agora pedindo para ele modifique a sua transmissão para que ninguém ouça a conversa, mas tão logo ele termina de falar, Campbell entra na conversa. Miller diz que talvez seja melhor ele ouvir também, pois é sobre Naomi. O Coronel diz que ela foi descansar e Miller começa falando que na verdade, ela não é Naomi Hunter de verdade. Ele achou estranha toda aquela enganação sobre o passado dela e foi investigar. A verdadeira Naomi desapareceu no Oriente Médio e essa Naomi que está com eles deve ter roubado a identidade dela. A Naomi que está na FOXHOUND é uma espiã, talvez enviada para sabotar esta operação. Snake e Campbell acham muito estranho e Miller pede que a prendam para investigação, para descobrir as suas reais intenções e se ela está com os terroristas, ela é uma traidora. Campbell fica preocupado e diz que se ela for uma espiã mesmo, eles estão ferrados. Snake e Miller perguntam se ele passou informações importantes para ela e Campbell fica em silêncio. Master quer saber se tem algo a ver com as mortes dos dois homens reféns. Coronel nega e Miller quer que pelo menos ela seja retirada da missão, mas Campbell logo diz que ela é vital para a missão. Snake então percebe que Campbell está escondendo algo por trás de tudo isso. Campbell promete investigar.

Snake segue seu caminho e chega ao hangar. Otacon o chama pelo CODEC para avisar que os preparos do lançamento já foram concluídos. Snake explica que está bem na frente do Metal Gear, mas é estranho porque não há guardas, soldados, seguranças ou sequer qualquer coisa vigiando o tanque bípede. Otacon fala que deve ser porque já está tudo pronto e não precisam de ninguém para guardá-lo e que, inclusive, os códigos PAL já foram inseridos. Desta forma a última coisa que resta a fazer é utilizar os cartões que Baker tinha para cancelar os códigos. Snake só tem um cartão e ao todo são três, além do que Ocelot havia citado alguma espécie de truque para a utilização correta dos cartões. Otacon pede para deixar isso com ele, pois vai invadir o computador de Baker e tentar conseguir informações.

Após subir algumas escadas e plataformas ele chega à parte de fora da sala de controle do Metal Gear, mas não entra, pois nota a presença de dois homens lá dentro: Liquid Snake e Revolver Ocelot. Snake se espanta ao saber que Liquid ainda está vivo. Há câmeras por todo o lugar, então Snake fica na espreita da porta e ouve a conversa dos dois.

Ocelot: OK, eu já coloquei os códigos PAL e desarmei os dispositivos de segurança. Podemos lançar a qualquer momento.
Liquid: Ainda não há resposta de Washington. Parece que teremos que mostrar a eles o que significa negociar.
Ocelot: Devo acertar o alvo para Chernoton, na Rússia?
Liquid: Não, ouve uma mudança. O novo alvo é Lopnor, na China.
Ocelot: Porque, chefe?
Liquid: Eu tenho certeza de que nem você nem o Sr. Gurlukovich gostariam de ver uma bomba nuclear caindo em sua pátria, certo?
Ocelot: Mas por quê? Não há nada lá.
Liquid: Errado. É um campo de testes nucleares.
Ocelot: Campo de testes?
Liquid: Se destruirmos um grande centro povoado, é o fim do jogo... Mas uma explosão nuclear num campo de testes ainda pode ser escondida do público. Enquanto isso Washington vai ficar preocupada com uma retaliação da China.
Ocelot: Isso significa que provavelmente haverá negociações entre os grandes líderes…
Liquid: Claro. E no processo, o presidente vai ser obrigado a revelar a existência da sua nova arma nuclear para os chineses. O que você acha que vai acontecer com a reputação do presidente? Ou com a reputação dos EUA?
Ocelot: E com o CTBT (Tratado Compreensivo do Banimento de Testes Nucleares, proíbe qualquer tipo de explosão nuclear em todo tipo de ambiente, por questões militares ou civis), isso significa que China e Índia... Entendo...
Liquid: Exato. Quando estes outros países souberem desta nova arma, eles vão entrar em contato conosco. Washington não vai ficar muito feliz quando começarmos a vender o próprio sistema deles para quem tiver mais dinheiro. O presidente vai amolecer, e atender as nossas demandas.
Ocelot: O DNA de Big Boss e um bilhão de dólares...
Liquid: Com esse dinheiro vamos poder curar os Genome Soldiers. E eu também inclui a vacina para o FoxDie na lista.
Ocelot: FoxDie... Ele matou Octopus e o presidente da Armstech... Então é verdade que ele age nas pessoas mais velhas primeiro. Mantis acho que não foi infectado porque utilizava máscara de gás.
Liquid: Wolf também não foi. Talvez por causa dos tranquilizantes que tomava.
Ocelot: Algo a ver com o nível de adrenalina no sangue? Ou talvez porque o FoxDie seja ainda experimental e não tenham corrigido todos os problemas...
Liquid: De qualquer forma, teve alguma resposta do seu amigo, Coronel Sergei Gurlukovich da Spetznaz?
Ocelot: Ele ainda tem dúvidas quanto às habilidades do Metal Gear. Ele disse que podemos conversar depois que o teste for um sucesso.
Liquid: Ele é um homem prudente.
Ocelot: Não há nada com o que se preocupar. Ele quer tanto o Metal Gear que dá pra perceber. Se a Rússia quiser retomar a sua posição como superpotência militar, eles precisam reforçar o seu arsenal nuclear. Eles precisam de uma arma nuclear que não possa ser interceptada e o Metal Gear vai permitir que eles tenham a capacidade de atirar primeiro no resto do mundo.
Liquid: O exército deles está em pedaços e acham que podem retomar o poder militar com uma arma nuclear? Gurlukovich... Ele não é um soldado... É um político…
Ocelot: Mas foi ele quem nos deu o Hind e a maioria do nosso poder de fogo.
Liquid: Ele tem mais de 100 soldados sob seu comando. Se juntássemos forças poderíamos fazer uma bela resistência aqui. Desde que Mantis morreu, a lavagem cerebral dos soldados está começando a acabar. Estou preocupado com a moral de nossos homens. E uma aliança com a Rússia melhoraria isso também...
Ocelot: Do que você está falando?
Liquid: Nós não temos pra onde ir. Vamos nos enterrar aqui.
Ocelot: Nós ainda podemos escapar...
Liquid: Nós temos a mais poderosa arma do mundo e vamos nos aliar com as forcas de Gurlukovich.
Ocelot: Você quer lutar contra o mundo todo?
Liquid: E o que há de errado nisso? Nós podemos mandar um míssil nuclear em qualquer lugar deste planeta... Uma bomba atômica invisível. E pra ajudar, esta base está cheia de ogivas. Depois que conseguirmos o DNA e o dinheiro, o mundo será nosso!
Ocelot: E as promessas que você fez para o Coronel Gurlukovich?
Liquid: Eu não tenho interesse em reviver a Rússia.
Ocelot: Você não está pensando em reviver os sonhos de Big Boss?
Liquid: De hoje em diante, chame este lugar de “Outer Heaven”.
Ocelot: Mas chefe... Você não está preocupado com o cancelamento dos códigos PAL? Se o código for inserido de novo ele vai ser cancelado.
Liquid: Não se preocupe. O DARPA Chief e o presidente da Armstech estão mortos.
Ocelot: Snake não sabe como funciona o sistema de cancelamento?
Liquid: Você o interrogou. E não sabe disso?
Ocelot: Ele não tinha nenhuma chave com ele.
Liquid: Bom. Então ninguém pode parar o Metal Gear agora.
Ocelot: Aliás, o que vamos fazer com aquela mulher? Devo matá-la?
Liquid: Deixe-a viva. Ela é a sobrinha de Campbell e Snake se preocupa com ela. Vamos mantê-la como uma carta na manga.

Snake então tem a confirmação de que Meryl ainda está viva e Otacon entra em contato de novo, avisando que conseguiu acesso aos arquivos secretos de Baker. Otacon explica que os cartões de Baker na verdade funcionam de duas maneiras, eles tanto podem cancelar quanto confirmar o lançamento. Se os códigos estiverem ativados, ele os cancela e vice-versa, mas são como uma alternativa de emergência e só funcionam uma vez. Snake diz que não adianta muito porque ele só tem um cartão e Otacon avisa que descobriu o segredo. São três cartões em um. O segredo é que o cartão é feito de uma liga de metais que muda de forma em diferentes temperaturas, Otacon diz a Snake que deve haver três computadores na sala de controle e cada um tem um símbolo que significa uma das formas do cartão. Ele deve colocar em ordem primeiro o cartão em temperatura ambiente, depois no segundo esfriá-lo e no último aquecê-lo. 

Ocelot ouve Snake que está do lado de fora e atira nele, mas erra por pouco porque Snake desvia, mas perde o equilíbrio e deixa o cartão cair no hangar debaixo, dentro do canal de esgoto. Liquid aparece na janela e avisa que o vidro é a prova de balas e que não tem como ele entrar lá agora.
Snake desce até o andar inferior e pega o cartão, seguindo de volta para a sala de controle. Liquid e Ocelot saíram de lá, então Snake aproveita o momento para inserir o primeiro cartão, que é confirmado. 
Ele agora precisa congelar o cartão e volta em direção a sala onde matou Vulcan Raven, um armazém com baixa temperatura. 

No caminho, Master Miller o contata de novo. Ele pergunta sobre Naomi e Snake avisa que o Coronel deve estar investigando, Master pede a ele que desligue os transmissores externos para ninguém ouvir a conversa e Snake o faz. Miller diz que tem um grande amigo no Pentágono e esse amigo lhe informou sobre o fato de o DIA (Defense Intelligence Agency) ter desenvolvido uma nova arma de assassinato: o FoxDie.

Snake lembra-se de ter ouvido Liquid falando a respeito e Master explica que é um vírus que atinge apenas alvos específicos causando um ataque cardíaco. A mesma forma como morreram Anderson e Baker. Snake então liga as informações e a suspeita cai justamente sobre ela: Naomi. Miller pergunta se ela aplicou alguma injeção nele e Snake confirma. Master sabe que ela estava em uma posição privilegiada para fazer algo do tipo, mas não sabe os motivos. Snake acha que o Coronel já deve saber de algo e entra em contato com ele. Campbell avisa que Naomi foi presa e está sendo interrogada por mandar mensagens para uma base no Alasca, parece que ela estava trabalhando com os terroristas. Snake pede para avisá-lo caso descubram algo e volta a falar com Miller, que imagina que ela deva ter a vacina por perto. Snake diz que agora tem outras coisas pra pensar e resolver, e Miller o adverte dizendo que ele deve estar infectado. Snake diz que só pode confiar no Coronel agora para ele descobrir o que está acontecendo.

Snake consegue congelar o cartão na sala onde matou Raven e volta, colocando-o no computador e conseguindo confirmar o segundo código. 

Só falta agora esquentar o cartão e assim confirmar os três cartões. Snake agora não tem opções a não ser voltar até a usinagem no início da base subterrânea e aproveitar a temperatura do local, que é alta. No caminho, ele recebe uma chamada inesperada. Naomi liga para ele pelo CODEC, Snake logo pergunta se tudo o que se descobriu sobre ela é verdade e ela diz que sim, mas que nem tudo o que ela disse a Snake era mentira. Ela não conhece a si mesma, não sabe o seu nome ou quem foi sua família. Ela roubou todos os documentos que possui, mas afirma que sua razão para entrar na genética foi verdadeira. Ela queria saber quem era, de onde veio, a sua própria idade. Naomi conta que foi achada na Rodesia (onde hoje é o Zimbábue) nos anos 80. Era órfã. O local era pertencente à Inglaterra até 1965 e muitos indianos trabalhavam no país na época, e provavelmente seja de onde ela conseguiu o seu tom de pele. Snake diz que ele deve esquecer o passado, mas ela fica nervosa e explica que sempre foi sozinha e ninguém a entende ou entendia, até que encontrou seu “grande irmão” e “ele”. Snake pergunta quem era seu irmão e Naomi responde: Frank Jaeger. 
Ele fica chocado. Ela explica que ele era um soldado novo quando a achou perto do rio Zambezi, quase morrendo de fome. O homem que Snake matou era seu “irmão” e sua única família. Snake não se conforma e ela diz que ele a protegeu, cuidou dela, era a única ligação que ela tinha com o passado, até que eles estavam em Moçambique quando “ele” apareceu: Big Boss.
Naomi conta que Big Boss os levou para a América, mas depois ambos voltaram para a África para continuar a guerra, foi quando Snake matou o seu benfeitor e mandou o irmão dela de volta em pedaços. Ela prometeu vingança e entrou para a FOXHOUND, sabendo que seria sua melhor chance e desde então rezou para o dia em que ela o encontrasse. Dois anos ela esperou até que teve a chance. A chance de matar Solid Snake. Ela diz que não o odeia, mas com os outros, Liquid e companhia, também vai se vingar. Snake pergunta então se o tal Ninja, ou Gray Fox, foi até lá apenas para matá-lo. Ela diz que não, que tudo o que ele quer é ter uma última luta com Snake, apenas isso. 

Snake pergunta a ela sobre o FoxDie. Ela explica que é um retrovirus e que infecta e mata apenas pessoas específicas. O FoxDie é feito de enzimas inteligentes, criadas através de engenharia protéica, e são programadas para responder a uma sequencia genética nas células. Elas reconhecem o DNA da pessoa e se tornam ativas transformando-se em um tipo de peptídeo que causa a morte celular, elas são carregadas pelo sangue até o coração da vítima, fazendo as células se matarem, o resultado é parecido com um ataque cardíaco. Snake sabe que ela deve ter programado o vírus para matá-lo e diz que não a culpa, mas quer saber se ainda tem tempo de vida para terminar o seu trabalho. Naomi o surpreende, contando que ele não foi injetado com o FoxDie porque ela quis, e sim porque fazia parte da operação. Ela promete que vai contar toda a verdade sobre isso agora, mas antes de começar, Campbell chega à cela onde ela está presa e a impede de continuar, dizendo a Snake que ela foi oficialmente removida da operação. Snake fica desesperado e quer saber o porquê dele ter sido injetado com o vírus, mas Campbell o impede de continuar falando, mandando-o parar o Metal Gear, porque é tudo o que importa neste momento, desligando em seguida.

Mesmo com a cabeça confusa, Snake segue para a sala das maquinas no início da base subterrânea e transforma o cartão usando o vapor quente do local. Ele volta para a sala de controle e finalmente consegue ativar os três computadores com os cartões necessários, para então ouvir uma mensagem que o pega desprevenido: o Metal Gear foi ativado! 
Ativado? Isso era tudo o que Snake não queria ouvir. Como isso pode ter acontecido? A continuação fica para o próximo post.

Para rever a quinta parte do review, entre aqui.
Para conferir a sétima parte do review, entre aqui.

Comentários