A série Metal Gear (Parte 07)

Continuando meu review máximo de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Hoje finalizarei a história de Metal Gear Solid do PSOne.

Para rever a sexta parte do review, entre aqui.

Para conferir a oitava parte do review, entre aqui.

Snake fica perplexo enquanto Master Miller o chama pelo CODEC. Miller o agradece por ter completado o código de ativação e, agora, ninguém pode parar o Metal Gear. Snake pergunta o que está acontecendo e ele explica, dizendo que Snake achou os cartões e ainda ativou as ogivas para eles. Ele se desculpa por envolvê-lo em tudo isso e fala que não conseguiram descobrir o código do Chefe da DARPA nem mesmo com os poderes de Mantis, então Ocelot o matou por acidente.

Sem os códigos eles não poderiam realizar um lançamento, então eles tiveram a ideia de usá-lo. A primeira coisa que fizeram foi tentar tirar alguma informação de Snake. Octopus se disfarçou de Donald Anderson para isso, mas morreu, graças ao FoxDie.

Snake então se dá conta de que tudo foi armado desde o começo para ele ativar o lançamento e pergunta quem é ele, o Master Miller com quem está falando. Master desconversa, dizendo que os preparativos já estão prontos e logo a Casa Branca não vai ter chance a não ser dar a vacina para o vírus. A carta que eles tinham na manga agora está inútil, apesar do plano inicial ter funcionado na sala de tortura quando Snake entrou em contato com ele e com Ocelot. Snake continua questionando quem é ele e tudo o que consegue é um: “Estou por perto”. Neste momento, Campbell interrompe a conversa para avisar a Snake que aquele não é o verdadeiro Master Miller. Eles encontraram o corpo do verdadeiro em sua casa, estando morto há mais de três dias e Mei Ling descobriu que a transmissão dele vinha de dentro da base. Snake, na verdade, estava falando com ninguém menos do que Liquid Snake disfarçado.

Snake corre pra fora da sala de controle e vê um vulto de um homem correndo em direção a plataforma de acesso ao Metal Gear. Ao chegar ao local, o homem tenta subir no cockpit do tanque e Snake aponta sua arma para ele, que vira em sua direção mostrando sua face: Liquid Snake.
Snake quer saber por que Liquid se disfarçou como Master Miller e ele resolve revelar seus planos. Estando disfarçado ele poderia manipular Snake mais facilmente, ele até se surpreendeu com a eficiência de Snake e diz ter ficado contente, assim como devem estar os homens do Pentágono. Liquid diz que a conduta de Snake, de seguir ordens cegamente, sem fazer perguntas, tirou-lhe a honra de guerreiro, tornando-o nada mais do que um simples peão. Todo o plano de parar o lançamento, resgatar os reféns, tudo não passava de uma distração. O Pentágono queria apenas que ele entrasse em contato com todos ali, e foi isso que matou Baker e Octopus. Solid Snake foi enviado com o único propósito de matar a todos e assim, os EUA poderiam reaver o Metal Gear e os corpos dos Genome Soldiers intactos. Snake serviu apenas de portador e vetor do FoxDie. Snake então acha que Naomi estava trabalhando para o Pentágono. Liquid diz que também achava, mas parece que ela não podia ser controlada tão facilmente. Por isso, Liquid tinha um espião no Pentágono, que constatou a fato de que Naomi alterou a programação do FoxDie antes da operação começar, mas não descobriram como ou porque. Talvez tenha sido por isso que a prenderam: para obter respostas. Liquid não fazia ideia de que ela era movida por simples vingança e também não sabe as mudanças que ela fez no vírus, por isso, já colocou a vacina para o FoxDie em sua lista de demandas. Snake pergunta se há uma vacina e Liquid diz que deve haver, mas mesmo que não haja, não tem problemas, porque Snake conseguiu entrar em contato com todos, matando Baker e Octopus, mas aparentemente ele, Ocelot e o próprio Snake não foram afetados, talvez por algum bug na programação. Mas Liquid não parece preocupado porque, enquanto Solid estiver bem, ele também estará, visto que ambos têm exatamente o mesmo DNA.
Sim, eles são realmente gêmeos. Solid e Liquid são irmãos gêmeos, mas não comuns. Eles são ligados por genes amaldiçoados, segundo Liquid. Les Enfants Terribles. Solid teria os genes dominantes de Big Boss e Liquid teria ficado com os genes recessivos. Tudo teria sido feito de forma que Solid seria o melhor dos filhos de Big Boss, assim, a única razão para Liquid existir, seria para criarem Solid. Solid diz ser o “favorito” então e Liquid confirma, dizendo que ele é o resto do que foi usado para fazer Solid e ninguém sabe o que é ser considerado lixo genético desde o dia em que nasceu. Mas ele foi o que Big Boss escolheu. Solid diz que sempre achou a relação entre eles dois de “amor estranho”. Liquid fica nervoso e diz que o que ele sentia era ódio. Ódio por Big Boss por sempre lhe dizer que era o inferior. E depois Solid matou Big Boss com as próprias mãos, tirando dele a oportunidade de vingança. Mas ele vai terminar o que Big Boss começou, e ainda vai superá-lo e enterrá-lo. Solid diz que ele é igual a Naomi e Liquid nega, dizendo que, ao contrário deles, ele tem orgulho do destino que está codificado em seus genes.

Ele salta em direção ao Metal Gear e entra na cabine. Liquid pretende começar seu legado matando Solid, tornando-o a primeira vítima de sua gloriosa nova arma, uma arma que vai ajudá-lo a trilhar os novos caminhos do século 21. 
O Metal Gear começa a se mover e Liquid tenta esmagar Solid com uma das pernas do tanque, quando inesperadamente surge Gray Fox e segura sozinho, inacreditavelmente, o Metal Gear. 
Snake corre para longe do tanque. Fox grita para Snake fugir, Snake fica imóvel e Fox diz que ele não envelheceu bem. Liquid tenta se livrar de Fox e pretende mandar ambos para o inferno. Fox solta o Metal Gear e move-se rapidamente na direção oposta, atirando contra as câmeras e radares que permitem ao piloto do tanque utilizá-lo com a cabine fechada. Snake corre em busca de abrigo atrás de caixas dentro do hangar, Fox continua atirando enquanto Liquid tenta matá-lo, mas ele também consegue correr para longe e se junta a Snake enquanto Liquid fica temporariamente perdido com os instrumentos do Metal Gear danificados.

Snake pergunta o que Gray Fox quer dele e Fox diz que é um prisioneiro da morte, e apenas Snake pode libertá-lo. Snake pede que Fox fique de fora de tudo isso e diz que Naomi está obcecada em vingar o que aconteceu a ele, e Fox é o único que pode pará-la. Fox diz que, infelizmente, ele não pode, pois foi ele mesmo quem matou os pais dela. Ele era novo ainda e após acabar com todos não conseguiu acabar com ela por remorso, ele se sentiu mal pelo que fez e decidiu criá-la como se fosse sua irmã, na tentativa de se redimir. Ele continua, explicando que por fora, eles se tratam como se fossem realmente irmãos, mas toda vez que ele olha para ela, ele vê os olhos de sua família o encarando. Fox pede que Snake conte tudo isso a ela.

Liquid consegue controlar novamente o Metal Gear e acha os dois escondidos atrás das caixas. Fox diz à Snake que estão sem tempo e que vai dar um último presente a Snake. Ele sai de trás das caixas e corre em direção ao REX. Liquid o vê e começa a atirar nele, mas Fox desvia das balas e pula em direção ao corpo do Metal Gear, mas Liquid percebe o movimento do Ninja e utiliza o laser, que corta o seu braço, mas ele parece ignorar o ferimento com força sobre-humana.

Fox continua movendo-se rapidamente e segue em direção a uma plataforma do hangar e prepara sua arma para atirar, Liquid consegue prendê-lo de encontro à parede usando a ponta do nariz do Metal Gear, prensando-o. Liquid ironiza a situação, dizendo que no Oriente Médio, eles não caçam raposas (Fox, em inglês) e sim chacais, e ao invés de usarem cães de caça para raposas (Foxhounds, em inglês) eles usam cães de corrida. Ele pergunta em seguida o quão forte é o exoesqueleto de Fox e se Snake vai ficar só observando ele morrer. Fox, num último esforço, começa a atirar no radar danificado do Metal Gear e consegue destruí-lo, forçando Liquid a abrir o cockpit e ficar exposto. Fox diz que uma raposa encurralada é mais perigosa do que um chacal.
Liquid reconhece que realmente ele é digno de ser o único a receber o codinome Fox, mas que agora, vai acabar com ele. Snake aponta seu lança mísseis Stinger em direção à cabine do Metal Gear, mas está muito próxima de Fox e ele hesita em atirar, pois o mataria também. 

Fox, em suas últimas palavras, esmagado contra a parede, diz que finalmente pode morrer. Depois de Zanzibar, ele foi resgatado da batalha, nem realmente morto, tampouco completamente vivo, uma sombra imortal num mundo de luz. Mas agora, finalmente, tudo vai acabar. Liquid o solta da parede e Fox cai no chão, ele tenta esmagá-lo novamente, desta vez com uma das pernas do Metal Gear. Fox ainda luta, e antes de morrer tendo seu exoesqueleto destruído, diz a Snake que eles não são ferramentas dos governantes nem de ninguém mais. Lutar era a única coisa que ele sabia fazer, mas ao menos ele sempre lutou pelo que acreditou. Fox se despede e o Metal Gear o esmaga. Solid Snake grita pelo nome dele.
Liquid diz que ele era um tolo, procurou pela morte e a achou, e fala para Snake que ele não consegue proteger ninguém, nem a si mesmo.

Liquid começa a perseguir Snake, que tenta fugir do enorme tanque, enquanto Liquid descarrega seu arsenal na tentativa de matá-lo. Mas o tanque depende de seus instrumentos para acertar seu alvo e com o radar quebrado, Liquid tem dificuldade em pegar Snake. 

O Metal Gear é grande e pouco móvel dentro de um espaço pequeno. Snake esconde-se atrás dos pilares do local e pega Liquid de surpresa, acertando um míssil em cheio no tanque. REX começa a explodir e o impacto joga Snake contra a parede, deixando-o desacordado. Alguns segundos depois, Liquid aparece para mais um discurso.

Liquid: Há um assassino dentro de você... Você não precisa negar. Nós fomos criados desta forma.
Snake: Criados?
Liquid: Les Enfants Terribles... As Crianças Terríveis. Assim o projeto foi chamado. Ele começou no início dos anos 70. O plano deles era criar artificialmente o soldado mais poderoso possível. E a pessoa que eles escolheram como modelo foi o homem que ficou conhecido como o maior soldado vivo no mundo.
Snake: Big Boss...
Liquid: Mas nosso pai estava seriamente ferido em combate e já em coma quando eles o trouxeram. Então eles nos criaram com base em suas células. Com a combinação da clonagem do século 20 e o método dos Super Bebês. Eles fertilizaram um óvulo com uma das células de nosso pai, então a dividiram em oito bebês clones. Então, transferiram esses clones para um útero e depois intencionalmente abortaram seis dos fetos para encorajar um crescimento fetal maior. Você e eu éramos originalmente óctuplos. Os outros seis de nossos irmãos foram sacrificados para nos criarem. Somos cúmplices de assassinato antes mesmo do dia em que nascemos. Então fomos eu e você. Dois óvulos fertilizados com exatamente o mesmo DNA. Mas, eles não pararam por aí. Eles me usaram para experimentos! Para criar um biótipo no qual todos os genes dominantes se expressassem. Para criar você, eu fiquei com todos os genes recessivos.

Liquid chuta o rosto de Snake para o lado, que vê Meryl deitada logo ao lado dele

Snake: Meryl! Ela está viva?
Liquid: Não sei. Ela estava viva há algumas horas atrás. Pobre garota, ficava chamando pelo seu nome.
Snake: Meryl...
Liquid: Mulher estúpida. Se apaixonando por um homem que nem mesmo tem um nome...
Snake: Eu tenho um nome!
Liquid: Não! Nós não temos passado, não temos futuro. E mesmo se tivéssemos, não seria realmente nosso. Somos simplesmente cópias de nosso pai, Big Boss.
Snake: Deixe ela ir!
Liquid: Assim que terminarmos nossos negócios aqui. Estamos quase sem tempo.
Snake: Você está falando do FoxDie?
Liquid: Não. Parece que o Pentágono já sabe que o Metal Gear foi destruído, e chegaram a uma decisão. Eles não querem nem mesmo um BDA (Battle Damage Assessment). Se quiser saber dos detalhes, porque não pergunta ao seu precioso Coronel Campbell?

Snake entra em contato com o Coronel e pergunta o que o Pentágono pretende fazer agora. Campbell explica que o Secretário de Defesa tomou o controle ativo da operação e está encaminhando aviões para o local com um único propósito: bombardear tudo. Snake avisa que o Metal Gear já foi destruído e Campbell explica que o motivo apresentado pelo secretário foi a traição de Naomi e o uso do FoxDie, por isso ele quer fazer o que for necessário para encobrir tudo o que aconteceu lá. Snake não se conforma, mas Campbell diz que vai tentar impedir esse ataque, apesar de ser apenas um subordinado naquela missão, ele pretende mandar uma ordem para o cancelamento e ao menos ganhar tempo para que Snake consiga fugir. Snake sabe que se ele fizer isso pode arruinar sua reputação, mas Campbell fala que não tem problema, pois ele está ali porque foi manipulado. Na verdade Meryl foi transferida para o local depois que tudo começou e a utilizaram como uma forma dele cooperar, em troca da vida dela. Campbell pede para Snake fugir e de repente vozes são ouvidas. Mei Ling tenta falar com Snake, mas Jim Houseman entra na linha, informando que Campbell foi preso acusado de deixar vazar informações confidenciais e traição. Houseman fala que tem total controle sobre a operação e nem mesmo o presidente sabe o que ele vai fazer. Ele pretende explodir tudo com uma bomba nuclear e colocar a culpa nos terroristas, apagando assim qualquer evidência dos projetos ali presentes. Jim diz que não tem mais motivos para manter tudo aquilo, pois a única coisa que lhe importava era Donald Anderson, seu amigo, e ele pode apenas considerar algo diferente caso Snake lhe entregue o disco com os dados dos testes. Snake fala que não tem mais o disco. Houseman então diz que está decidido e corta a transmissão.

Liquid desamarra as mãos de Snake, coloca uma bomba com timer no corpo de Meryl e diz que eles não podem mais escapar, então eles vão lutar ali mesmo. Ambos começam uma luta equilibrada em cima do tanque.
Liquid começa a apanhar e resolve partir com tudo pra cima de Solid, jogando seu corpo contra ele. Solid desvia dos ataques, socando Liquid e o jogando do topo do Metal Gea. Liquid despenca enquanto grita o nome de Snake.

Snake desamarra Meryl, e fica feliz por descobrir que está viva. Meryl diz que também foi torturada, mas lutou pois sabia que Snake fazia o mesmo, assim ela se sentia mais próxima dele. 

Otacon chama Snake pelo CODEC e Snake dá a ele a notícia de que tudo vai pelos ares. Otacon diz que a partir de onde eles estão, podem seguir pelo túnel de carregamento da base até a saída. Snake agradece e pergunta como Otacon vai fugir, e ele diz que vai ficar lá, pois ainda precisa abrir algumas portas para que Snake possa fugir. Snake pergunta se ele tem certeza e Otacon diz que é a sua escolha. Snake diz a Meryl que precisam ir e ela pergunta sobre Otacon. Snake diz que ele está lutando com o seu “eu” do passado e lutando também por Snake e Meryl, por isso ele não quer que essa luta sem em vão.

Snake coloca seu uniforme e ambos seguem para a saída do túnel atravessando um estacionamento. 
Liquid aparentemente sumiu. Eles roubam um dos jipes do local e soldados começam a persegui-los. Snake dá conta de todos enquanto Meryl dirige pelo túnel. Várias guaritas e barricadas estão pelo local com soldados a sua espera, mas Snake destrói cada um deles com a metralhadora do jipe. Quando já estão próximos da metade do caminho, Liquid surge perseguindo-os em outro jipe. Ambos começam a trocar tiros dentro do túnel por entre as pilastras, mas a velocidade e o local os impedem de se acertarem. Na saída do túnel Liquid parte pra cima de Snake e Meryl, atirando o seu próprio jipe contra eles, que capotam e vão parar no meio da neve do lado de fora da base. Snake e Meryl estão ainda atordoados devido à batida, mas Liquid se levanta e aponta sua arma para a cabeça de Snake. Alguns segundos depois, começa a passar mal e sentir muitas dores. Ele grita "Fox" e Snake termina dizendo "Die", enquanto vê Liquid caindo devido a um ataque cardíaco causado pelo FoxDie.
Snake se dá conta de que ele morreu devido ao vírus e então pensa que o mesmo vai acontecer com ele, mas Meryl pede que ele não pense nisso agora. Ambos veem que não há aviões próximos do local e se perguntam onde estão as bombas. Campbell entra em contato com boas notícias. 

Ele explica que o Secretário de Defesa foi preso. Campbell conseguiu entrar em contato com o presidente e descobriram que todos os exercícios e a revolta foram armações de Houseman sozinho. Os bombardeiros foram cancelados. Snake conta que Meryl está com ele e está muito bem. Campbell pede desculpas e agradece Snake por tudo o que fez, dando a ele como último presente a informação de que Mei Ling viu pelo satélite um snowmobile nas proximidades do local, e que assim eles podem sair de lá e ambos serão dados como mortos após a missão. Um helicóptero os aguarda mais a frente. 

Snake diz que Otacon ficou na base e pede que enviem uma equipe de resgate para buscá-lo. Snake diz ter uma última pergunta. Sobre o FoxDie. O vírus matou Liquid e ele teme que morra também. Campbell diz que quem deve responder isso é Naomi e passa a transmissão para ela. Ela fala que já sabe que seu irmão morreu. Snake repete as palavras de Frank para ela, dizendo que ela deve esquecê-lo e viver sua própria vida, pois Frank sempre irá amá-la. Snake diz também que seu irmão lutou até o fim com todas as suas forças e graças a ele todos estão a salvo. Naomi pensa que agora, talvez seu irmão tenha finalmente encontrado alguma paz, pois ele vivia como um fantasma desde Zanzibar. Snake pergunta a ela sobre o FoxDie e quando ele vai morrer. Ela lhe diz que a escolha é dele. Snake não entende e Naomi fala que tudo o que pode dizer a ele é que todo mundo morre na sua hora. Então cabe a Snake escolher o que fazer com o tempo que lhe resta. Ele deve apenas viver. 

Snake e Meryl seguem em direção ao snowmobile.

Meryl: Então... Pra onde vamos, Snake?
Snake: David. Meu nome é David.
Meryl: OK, pra onde vamos, “Dave”?
Snake: Hmmm. Acho que é hora de procurar por um novo caminho na vida.
Meryl: Um novo caminho?
Snake: Um novo propósito.
Meryl: E vamos achar?
Snake: Sim. Eu sei que vamos.
Meryl: Eu acho que vou gostar desta nova vida.
Snake: Então vamos, vamos aproveitar a vida.
Snake e Meryl seguem rumo ao horizonte.

Após os créditos podemos ouvir a conversa de Ocelot com alguém.

Ocelot: Sim senhor. A unidade inteira foi dizimada. Apenas aqueles dois sobreviveram. O vetor? Sim senhor, o FoxDie deve se ativar logo. Bem a tempo. Sim, senhor. Eu recuperei todos os dados dos testes com o REX. Não, senhor. Meu disfarce está intacto. Ninguém sabe quem eu realmente sou. Sim, o DARPA Chief sabia da minha identidade, mas nos livramos dele. Sim. O inferior foi o vencedor, depois de tudo. É verdade. Até o fim Liquid pensou que ele era o inferior. Sim, senhor. Eu concordo completamente. É necessário um indivíduo muito balanceado, assim como você, para controlar o mundo. Não, senhor. Ninguém sabe que você é o terceiro. Solidus... O que devo fazer com a mulher? Sim, senhor. Vou mantê-la sob vigilância. Sim. Obrigado. Adeus. Senhor Presidente.

E assim acaba Metal Gear Solid, revelando que no final de tudo que Liquid na verdade era o clone superior, e que havia ainda mais um clone, chamado de Solidus.
Metal Gear Solid provavelmente é o jogo com a história mais intrincada da série. É preciso prestar atenção a cada detalhe. O restante dela, só saberemos em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. E isso fica para o próximo post.

Para rever a sexta parte do review, entre aqui.
Para conferir a oitava parte do review, entre aqui.

Comentários